O que é Streaming?
Streaming é uma modo de transmissão de som e imagem (áudio e vídeo) através de uma rede qualquer de computadores – servidores sem a necessidade de efetuar downloads do que está se vendo e/ou ouvindo, pois neste método chamado streaming a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário que esta conectado via internet.
O nome Streaming é um derivado da palavra stream que significa pacotes, pois a máquina recebe as informações em forma de pacotes para serem remontados e transmitidos aos ouvintes ou espectadores em formato de video.
O armazenamento de dados é denominado buferização, que é um mini armazenamento do que será enviado logo em seguida, este armazenamento em buffer ocorre sempre que a transmissão é iniciada ou sua volta quando a mesma é interrompida na transmissão.
História
Pequena (e Incompleta) História da Tecnologia Streaming
O Streaming media surgiu na Internet na década de 80 em 1985 e a primeira tecnologia a se popularizar na rede foi o Real Áudio da empresa Progressive Networks (atual Real Networks) e funcionava somente com transmissão de som.
Nas suas características iniciais os sons transmitidos eram mono e não possuíam uma qualidade muito fiel ao arquivo original – dado a baixa taxa de frequência, processo de compactação e da pequena taxa de largura de banda – porém, mesmo com estes contratempos, a tecnologia foi prontamente aceita devido ao fato de dispensar os longos downloads que os internautas tinham que enfrentar naquela época inicial da tecnologia.
Com o surgimento de novas tecnologias e versões do Real Player a qualidade das transmissões foi gradativamente melhorando até que nos dias de hoje a qualidade, em muitos casos, é idêntica ou superior a qualidade de áudio de um CD, ou de vídeo de um DVD
A evolução do Streaming era evidente: transmitir um fluxo de áudio ao vivo através de uma rede, e isso foi realizado no dia 4 de janeiro de 1996, com a transmissão de um Show: o Live @nd In Concert, apresentando nomes artísticos como Joey Ramone (dos Ramones), Joan Jett (Blackhearts) e Deborah Harry (Blondie).
Com todo esse sucesso da tecnologia da época fez com que várias empresas a criar programas, como o IBM Bamba, Streamworks, Destiny, VDO, entre outros.
Foi com a empresa o IBM Bamba que ocorreu a possível primeira transmissão de um lançamento musical pela internet no Brasil, em dezembro de 1996 com a música “Pela Internet”, de Gilberto Gil,
Através de estudos e com as pesquisas de transmissão de som bastante adiantadas e apresentando sempre bons resultados, deu-se o início às pequisas para que as imagens em formato de videos também pudessem ser transmitidas, com o desafio do volume de informações de um vídeo serem muito maiores do que um fluxo simples de áudio e, em 1997, a Progressive Networks apresenta o Real Vídeo. A primeira transmissão em que há notícia é de um evento esportivo: um jogo de futebol americano entre Cleveland Indians e Seattle Mariners, em 9 de abril do mesmo ano com muito sucesso.
Com todo esse sucesso e literal barulho chamou a atenção, finalmente, da Microsoft, que a princípio fez um acordo de ações com a Progressive Networks para o desenvolvimento do Real Player para o seu navegador Internet Explorer, porém isso foi somente para que a empresa desenvolvesse o seu próprio software player para Streaming – o Netshow – que depois foi substituído pelo conhecido pelo atual famoso Windows Media Player.
E o sucesso e a história não para o: MP3, Shoutcast, Peer-To-Peer, Flash Vídeo, YouTube, entre tantas outras terminologias e tecnologias no mercado internacional que apareceram durantes este últimos anos e consagraram, em definitivo, o Streaming … e sabemos que muito mais vem por aí !
Diversas tecnologias estão no mercado com o intuito de sempre aumentar a performance e qualidade do Streaming internacionalmente.